Zulumbamba Ngombo
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Modafinil e drogas de inteligência. Sim ou Não?

5 participantes

Ir para baixo

Modafinil e drogas de inteligência. Sim ou Não? Empty Modafinil e drogas de inteligência. Sim ou Não?

Mensagem  Der Namibien Sáb Out 31, 2009 11:08 pm

Apareceu na Superinteressante desse mês a idéia de que, em pouco tempo, serão facilmente comercializadas os ditos "remédios que facilitam o raciocínio", ou mesmo "Drogas de Inteligência"; um nome, em minha opinião, um tanto sugestivo da idéia de que inteligência a mais ou a menos seria relacionada a um processo quimicamente alterável.
Pois bem, a conclusão que eu tiro é que, sem grandes complicações, mesmo que não hoje, um dia será perfeitamente possível mexer na inteligência e capacidade intelectual dos indivíduos.
A pergunta é: devemos?
Der Namibien
Der Namibien
Admin

Mensagens : 139
Data de inscrição : 18/10/2009
Idade : 32
Localização : Windhoek

https://shakasforum.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Modafinil e drogas de inteligência. Sim ou Não? Empty Re: Modafinil e drogas de inteligência. Sim ou Não?

Mensagem  GloriousZambia Sáb Out 31, 2009 11:11 pm

Questionamento muito profundo e que exigiria de mim filosofar demais para o sono que eu tô, o que poderia até me fazer perder o sono =P
Depois eu venho aqui e "comento"
GloriousZambia
GloriousZambia

Mensagens : 35
Data de inscrição : 30/10/2009
Idade : 31
Localização : Um lugar onde você nunca vai querer estar. Pode ter certeza.

Ir para o topo Ir para baixo

Modafinil e drogas de inteligência. Sim ou Não? Empty Re: Modafinil e drogas de inteligência. Sim ou Não?

Mensagem  Der Namibien Sáb Out 31, 2009 11:14 pm

...
obrigado pela contribuição.
Der Namibien
Der Namibien
Admin

Mensagens : 139
Data de inscrição : 18/10/2009
Idade : 32
Localização : Windhoek

https://shakasforum.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Modafinil e drogas de inteligência. Sim ou Não? Empty Re: Modafinil e drogas de inteligência. Sim ou Não?

Mensagem  GloriousZambia Sáb Out 31, 2009 11:16 pm

xD
Desculpa, mas agora não dá, não consegui dormir direito ontem...eu não consigo dormir muito, sendo que fui me deitar bem tarde ontem...agora tô quebrado demais pra pensar muito xP
Não quero "despertar" =O
Amanhã dou uma maior contribuição XD
GloriousZambia
GloriousZambia

Mensagens : 35
Data de inscrição : 30/10/2009
Idade : 31
Localização : Um lugar onde você nunca vai querer estar. Pode ter certeza.

Ir para o topo Ir para baixo

Modafinil e drogas de inteligência. Sim ou Não? Empty Re: Modafinil e drogas de inteligência. Sim ou Não?

Mensagem  Endles Dom Nov 01, 2009 2:43 am

Até bem pouco tempo atrás, conceitos como "inteligência" ou mesmo "QI" eram bem intangíveis na minha concepção, sendo muito abertos ou mesmo com muitas variáveis.

Até tomar conhecimento de uma teoria chamada de Teoria das Múltiplas Inteligências. Essa teoria é bem interessante e divide a "inteligência" em diversas áreas especificas, cada qual responsável por uma "função" diferente. Isso torna o conceito "inteligência" bem mais concreto, muito mais tangível. Para quem quiser saber mais

Teoria das Multiplas Inteligências - Português
Teoria das Multiplas Inteligências - Inglês

Endles

Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Modafinil e drogas de inteligência. Sim ou Não? Empty Re: Modafinil e drogas de inteligência. Sim ou Não?

Mensagem  Der Namibien Dom Nov 01, 2009 2:56 am

Já conhecia a teoria.
Mas é verdade: há várias áreas.
No geral, associando-as, há a inteligência que um indivíduo expressa. Uns mais em umas características, outros menos; por outro lado, não acredito mesmo que todos tenhamos iguais pontos de atributo ou algo do gênero para distribuir em "inteligência motora", "inteligência artística" e assim vai...
Der Namibien
Der Namibien
Admin

Mensagens : 139
Data de inscrição : 18/10/2009
Idade : 32
Localização : Windhoek

https://shakasforum.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Modafinil e drogas de inteligência. Sim ou Não? Empty Re: Modafinil e drogas de inteligência. Sim ou Não?

Mensagem  Carroceiro do Mal Dom Nov 01, 2009 10:05 am

Der Namibien escreveu:Já conhecia a teoria.
Mas é verdade: há várias áreas.
No geral, associando-as, há a inteligência que um indivíduo expressa. Uns mais em umas características, outros menos; por outro lado, não acredito mesmo que todos tenhamos iguais pontos de atributo ou algo do gênero para distribuir em "inteligência motora", "inteligência artística" e assim vai...
Vou colocar mais dois pontos em agilidade. -q

Sim, também conhecia a teoria. Desta forma, o teste de QI ganha muito mais credibilidade.

Mas, sobre as dorgas. Enfim, a tua pergunta é partindo do pressuposto de que elas funcionam e realmente te deixam mais "inteligente"? Porque que eu saiba, mesmo na revista eles diziam que melhoravam a tua concentração, de uma forma BEM eficaz, mas não era tão milagrosa como o apelido sugere. XDD

Enfim, eu gostaria de usar uma "droga de atenção e concentração", seria muito útil para mim; mas digamos que haja uma "droga de inteligência" e todos tivessem acesso a ela. Toda a população mundial teria de usá-la, para elevar seu patamar e não ser inferior aos outros. E o normal seria ser "um pouco mais inteligente do que a natureza sugere", o que seria bom. Mas não creio que seja tão superficial assim.

Outra questão: sobre as drogas de "atenção". A falta de atenção sem a menor dúvida pode ser geralmente associada a algum tipo de problema emocional que, como qualquer outro, deveria a princípio ser superado pelo próprio portador (através do contato com o mesmo, que algumas vezes pode gerar sofrimento e tristeza, absolutamente necessários para a superação, que tornaria a pessoa mais forte). Com a dorga, o desatento não iria superar o problema, mas amansá-lo por um período de tempo até precisar de mais uma dose, tornando-o um dependente (não viciado, ou até sim).

Neste caso, sinceramente, eu preferiria não recorrer à droga a não ser que fosse em uma situação específica (momentos de leitura seria ótimo para mim, por exemplo), pois eu não conseguiria descrever um homem desses (incapaz de tentar lidar de uma forma sensata com os próprios problemas emocionais) de outra forma que não 'FRACO' ou mesmo 'BURRO'.

Como um fã da psicologia que sou, classifico o autoconhecimento [e prezo a inteligência intrapessoal, portanto XD] como crucial.
Carroceiro do Mal
Carroceiro do Mal
Admin

Mensagens : 59
Data de inscrição : 18/10/2009
Idade : 31
Localização : Utsjoki, Finland

Ir para o topo Ir para baixo

Modafinil e drogas de inteligência. Sim ou Não? Empty Re: Modafinil e drogas de inteligência. Sim ou Não?

Mensagem  Der Namibien Dom Nov 01, 2009 10:45 am

Carroceiro do Mal escreveu:
Der Namibien escreveu:Já conhecia a teoria.
Mas é verdade: há várias áreas.
No geral, associando-as, há a inteligência que um indivíduo expressa. Uns mais em umas características, outros menos; por outro lado, não acredito mesmo que todos tenhamos iguais pontos de atributo ou algo do gênero para distribuir em "inteligência motora", "inteligência artística" e assim vai...
Vou colocar mais dois pontos em agilidade. -q

Sim, também conhecia a teoria. Desta forma, o teste de QI ganha muito mais credibilidade.

Mas, sobre as dorgas. Enfim, a tua pergunta é partindo do pressuposto de que elas funcionam e realmente te deixam mais "inteligente"? Porque que eu saiba, mesmo na revista eles diziam que melhoravam a tua concentração, de uma forma BEM eficaz, mas não era tão milagrosa como o apelido sugere. XDD

Enfim, eu gostaria de usar uma "droga de atenção e concentração", seria muito útil para mim; mas digamos que haja uma "droga de inteligência" e todos tivessem acesso a ela. Toda a população mundial teria de usá-la, para elevar seu patamar e não ser inferior aos outros. E o normal seria ser "um pouco mais inteligente do que a natureza sugere", o que seria bom. Mas não creio que seja tão superficial assim.

Outra questão: sobre as drogas de "atenção". A falta de atenção sem a menor dúvida pode ser geralmente associada a algum tipo de problema emocional que, como qualquer outro, deveria a princípio ser superado pelo próprio portador (através do contato com o mesmo, que algumas vezes pode gerar sofrimento e tristeza, absolutamente necessários para a superação, que tornaria a pessoa mais forte). Com a dorga, o desatento não iria superar o problema, mas amansá-lo por um período de tempo até precisar de mais uma dose, tornando-o um dependente (não viciado, ou até sim).

Neste caso, sinceramente, eu preferiria não recorrer à droga a não ser que fosse em uma situação específica (momentos de leitura seria ótimo para mim, por exemplo), pois eu não conseguiria descrever um homem desses (incapaz de tentar lidar de uma forma sensata com os próprios problemas emocionais) de outra forma que não 'FRACO' ou mesmo 'BURRO'.

Como um fã da psicologia que sou, classifico o autoconhecimento [e prezo a inteligência intrapessoal, portanto XD] como crucial.

Bom, eu usei o Modafinil mais como uma alça para, justamente, essas potenciais drogas de aumento da capacidade cognitiva que eventualmente poderiam surgir.
Mas, supondo-se que ela existisse, tu realmente acha que seria distribuída ao público geral?
A questão principal é: o quão ético pode ser o aumento do QI? Ele é válido para o progresso da humanidade ou é injusto demais para isso?
Der Namibien
Der Namibien
Admin

Mensagens : 139
Data de inscrição : 18/10/2009
Idade : 32
Localização : Windhoek

https://shakasforum.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Modafinil e drogas de inteligência. Sim ou Não? Empty Re: Modafinil e drogas de inteligência. Sim ou Não?

Mensagem  Ta tudo bem agora Dom Nov 01, 2009 12:02 pm

Eu acho válido, até porque pode ser, como a superinteressante falou, quem tem QI mais baixo teria um aumento maior do que alguém com QI alto.




Mas vocês usariam?

Eu sim para fazer/estudar para o vestibular.


O único problema é se eu spu um dos raros casos que modafinil causa sindrome de Steven-Johnson
Ta tudo bem agora
Ta tudo bem agora
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 20/10/2009
Idade : 31
Localização : Acre/Ilha do Lost/Nexus/Void

Ir para o topo Ir para baixo

Modafinil e drogas de inteligência. Sim ou Não? Empty Re: Modafinil e drogas de inteligência. Sim ou Não?

Mensagem  Endles Seg Nov 02, 2009 2:38 pm

Teste de QI ganha credibilidade com essa teoria? De que forma? O que ocorre é justamente o contrário, ele perde credibilidade.

A própria natureza do teste de QI não mede grande parte das áreas da inteligência descrita na teoria; o teste mede basicamente a capacidade de identificar padrões. Ele ignora certas competências, tais como a musical, espacial, corporal-cinestésica, entre outras. O que eu acho é que deveriam criar uma nova forma de aplicar o teste, cobrando essas aptidões que faltam, por assim dizer...

Mas posso estar errado, só fiz um teste de QI na vida lol

Endles

Mensagens : 2
Data de inscrição : 01/11/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Modafinil e drogas de inteligência. Sim ou Não? Empty Re: Modafinil e drogas de inteligência. Sim ou Não?

Mensagem  Ta tudo bem agora Seg Nov 02, 2009 2:48 pm

Endles escreveu:Teste de QI ganha credibilidade com essa teoria? De que forma? O que ocorre é justamente o contrário, ele perde credibilidade.

A própria natureza do teste de QI não mede grande parte das áreas da inteligência descrita na teoria; o teste mede basicamente a capacidade de identificar padrões. Ele ignora certas competências, tais como a musical, espacial, corporal-cinestésica, entre outras. O que eu acho é que deveriam criar uma nova forma de aplicar o teste, cobrando essas aptidões que faltam, por assim dizer...

Mas posso estar errado, só fiz um teste de QI na vida lol

Os testes de QI mais completos levam em conta tudo isso que tu falaste; eles, agora, estão mais pra teste de multiplas inteligências, só que QI é mais conhecido etc...

E um dos redatores da Super usou o modafinil por 1 semana e mediu seu QI (o teste "completão", sem a droga e sobre seu efeito), o teste sem a droga ele conseguiu 150 pontos com ela 142
Ta tudo bem agora
Ta tudo bem agora
Admin

Mensagens : 35
Data de inscrição : 20/10/2009
Idade : 31
Localização : Acre/Ilha do Lost/Nexus/Void

Ir para o topo Ir para baixo

Modafinil e drogas de inteligência. Sim ou Não? Empty Re: Modafinil e drogas de inteligência. Sim ou Não?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos